As fases de construção de uma boa marca 

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Criar uma marca forte é o sonho de muitos empreendedores e pode parecer complicado quando se está na estaca zero. E não é à toa, pois realmente não se trata das tarefas mais simples, envolvendo diversas ações que precisam ser bem-sucedidas.

Se não é fácil, está longe de ser impossível, e o mais importante para a construção de uma boa marca é entender que cada fase do negócio requer um olhar diferente.

Já criei marcas, investi em outras e assisti de perto ao desenvolvimento de mais um bom tanto, e foi lendo um artigo na Insight Partners que vi um mapa bem interessante com orientações para founders, CEOs e líderes de marketing sobre as três etapas necessárias para chegar ao sucesso.

O começo

Primeiro, é necessário entender para quem você vai vender. Ache o seu comprador ideal e construa uma história para a sua empresa, com uma narrativa que seja o fio condutor para tudo que vem a seguir, com três abordagens:

1. Insights: Entreviste alguns dos seus potenciais clientes. Colha insights sobre os pontos fracos desses consumidores e aproveite para plantar uma sementinha do seu storytelling, para que comecem a falar de você.

2. Pilares: com respostas e análises do item 1, estabeleça pilares que darão sustentação à sua história, definindo personas, público-alvo, missão, visão, valores, cultura, pontos de vista e o posicionamento oficial da marca.

3. Ativação: Está na hora de comunicar ao mercado que sua marca existe. Construa seu site, invista em conteúdo e técnicas de SEO, desenhe um bom planejamento de marketing digital (orgânico e pago) e comece a transmitir a sua história com mensagens atraentes.

Dicas para o início

Os especialistas da Insight Partners ainda deixam uma série de dicas valiosas para quem está no primeiro degrau da construção:

Processo contínuo:
os insights dos clientes devem ser colhidos com frequência e não apenas uma vez, assim como o mapeamento de concorrentes e outros agentes do mercado.

Investimento corretos:
estude e analise muito antes de contratar parceiros (como agências, por exemplo) e recursos operacionais. Tenha certeza de que sua marca está pronta e os investimentos trarão retorno.

Cuidado ao tentar expandir: antes de sair criando novos produtos e categorias — em ações trabalhosas e custosas —, foque em solidificar o que você já tem, explorar os gargalos do seu mercado existente e criar receitas fixas.

Viva a cultura: estabelecer uma cultura na empresa não pode ser só a parte teórica. Saiba viver e transmitir seus valores e objetivos a todos os envolvidos com o seu negócio.

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Crescimento

Esta fase compreende um estágio no qual a empresa esteja em uma faixa de 10 a 75 milhões de dólares em ARR (faturamento anual).

Aqui, o negócio já se mostrou ao mercado e vem resolvendo o problema dos compradores, com uma receita consistente. O ponto-chave, porém, é evitar uma estagnação, que pode levar a quedas, e continuar crescendo de maneira sólida.

Para isso, as ações devem concentrar esforços em fortalecer a reputação da marca e fidelizar uma base consistente de clientes em três frentes:

1. Criação de playbooks (manuais), com as diretrizes da companhia documentadas, e contratações de recursos humanos e tecnológicos para a execução dos processos.

2. Fortalecimento do marketing, especialmente no que diz respeito ao produto, para alavancar o sucesso da empresa.

3. Envolvimento do público, com ações e eventos específicos e únicos que façam a marca se tornar conhecida e lembrada por uma presença diferenciada.

Dicas para crescimento

Algumas dicas valiosas para o crescimento são: faça campanhas integradas e alinhadas à jornada do cliente; estude o seu setor de maneira completa para otimizar segmentações e investimentos; utilize o customer advocacy, colocando os consumidores como embaixadores da marca.

Escala

A escala é um fator-chave do próprio crescimento de empresas que já estão em uma faixa de ARR acima dos US$75 milhões, e o objetivo nesta etapa é criar um efeito bola de neve, com uma evolução exponencial do negócio. A dedicação na escala deve incluir:

1. Siga com os insights: à medida em que cresce, não abandone os insights que venham de conversas com os clientes. O que pode ser feito, com mais poder de investimento agora, é o aprimoramento de recursos para realizar a tarefa.

2. Parceria: um marketing compartilhado com outras empresas pode ser benéfico em muitos aspectos, como aumentar a amplitude do público, criar envolvimento social e diversificar a atuação no mercado.

3. Fusões e Aquisições: as famosas M&As já podem ser uma realidade para quem atingiu esse patamar de receita. Estude, analise e pense com bastante zelo na possibilidade, até mesmo se sua ideia for vender a companhia.

Dicas para escala

Entre as dicas para a fase de escala estão: continuar experimentando sempre; alinhar a marca à receita e investir em estudos de reputação frequentemente.

Para finalizar, um conselho geral que vale para qualquer uma das etapas de construção: criar e consolidar uma marca não é uma corrida de 100 metros, mas uma maratona. Saiba reconhecer isso e junte paciência com atitude na medida certa.

Vamos continuar essa conversa no linkedIn?

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