Como construir uma marca forte para além de datas especiais

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O varejo espera cada data festiva com enorme expectativa, já que elas naturalmente aumentam o volume de consumo. O que muitas empresas não conseguem, contudo, é nutrir estratégias eficazes de branding e marketing quando estão em períodos de menor buzz e sem as ofertas sazonais.

Entenda o comportamento do consumidor para construir uma marca forte

Há mais de um modo para gerar fidelidade e sucesso para uma marca, mas eu acredito que todos eles passam por um ponto: entender o consumidor. O comportamento do cliente é a essência das ações de marketing e deve ser levado em conta nas estratégias.

Variedade de dispositivos

Para ser bem-sucedido, portanto, é necessário reconhecer que as pessoas estão simultaneamente no on e no offline, com ampla gama de dispositivos e ferramentas à disposição, especialmente quando olhamos para as gerações mais novas, que têm mais destreza em navegar pelas plataformas com uma atenção bastante fragmentada.

Ir ao encontro dos canais

O acesso à informação por mais de um canal — celular, computador, videogame, TV, etc — está mais facilitado do que nunca, e eu entendo que o papel das marcas é justamente se posicionar como curadoras dentro desse caldeirão de influências. Como fazer isso? Indo ao encontro do público, com propósitos e valores institucionais voltados para as principais temáticas atuais.

Engajar no debate

As marcas devem entrar nos debates não só como coadjuvantes, mas com o protagonismo de propor os temas que estarão em evidência no dia a dia dos consumidores para além das datas festivas.

Ao embarcar em assuntos como diversidade, inclusão ou outros tabus, empresas ganham espaços relevantes em comunidades de clientes, como tem feito, por exemplo, a Reserva, que inicia bate-papos nas redes sociais e estende a amplitude da discussão para as lojas ao relacionar os temas com os conceitos de coleções vigentes.

Quando os conteúdos estão quentes, os vendedores entram em cena depois que a marca já estabeleceu um ponto de contato com o potencial consumidor.

Ciclo virtuoso para branding

Ações assim se transformam em um ciclo virtuoso para o branding e os resultados em vendas, e as lives vêm como grande aliadas nesse sentido, já que proporcionam facilidade e agilidade para um cliente que não quer perder tempo.

Estratégias ao vivo

O ao vivo cria um canal de entrada para o posicionamento das marcas e o início das conversas, trazendo à tona uma outra cara positiva do live commerce, não só pelo viés das altas taxas de conversão, mas por ser capaz de gerar live awareness, usando plataformas de live commerce para nutrir esses diálogos com o público e manter a tal roda descrita acima girando por meio de entretenimento e muita discussão.

Usar a tecnologia de live commerce ainda entrega um diferencial importante em comparação às redes sociais, que é a coleta de dados, proporcionando informação, insights e uma visão de CRM que dá à marca uma oportunidade de escalada.

Uma estratégia assim ainda se auto alimenta, já que cada conteúdo de live serve de combustível para a próxima, numa esteira sem precedentes de alcance e engajamento com o cliente.

Vamos continuar a conversa no linkedIn? E continue acompanhando o blog que semanalmente novos artigos são publicados.

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