É possível criar o anúncio perfeito?
Podemos, sim, chegar bem perto disso, com uma campanha de publicidade que tenha os principais agentes do marketing envolvidos.
Veja abaixo um resumo de playbook para chegar no melhor resultado possível.
A criatividade
O primeiro deles é, sem a menor dúvida, a criatividade
Eu bato muito na tecla da creative performance, porque ela é comprovadamente a melhor opção para ter mais retorno nas ações de mídia paga. Estimular esse aspecto é, então, a parte mais importante do processo, mas precisa ter método, expertise e alinhamento com outros pontos.
Como, por exemplo, o famoso e extremamente eficiente storytelling. Sem construir uma narrativa e contar uma história que conecte com o seu público de verdade, dificilmente os resultados serão duradouros e acima da média.
Outro elemento indispensável é o gancho. Seja ele um conceito de marca, como o “just do it” da Nike, ou uma chamada que engaja logo de cara em vídeos e outros formatos.
O gancho é o que vai fazer as pessoas pararem para escutar — ou ler — o que você tem a dizer.
A prova social, que é a comprovação de qualidade e confiança que clientes fazem da sua empresa, também importa muito em uma campanha e precisa ser utilizada da maneira correta.
Ao longo dos tópicos abaixo, vou explicar sobre cada um desses temas isoladamente.
Você tem usado provas sociais na sua comunicação de marca?
Um dos componentes da campanha publicitária perfeita é, sem dúvidas, a prova social.
Você já percebeu como tendemos a seguir o que os outros fazem em situações de incerteza? Esse comportamento, que também podemos chamar de “efeito manada”, é uma estratégia extremamente poderosa no marketing, principalmente se aliado à criatividade.
Quando vemos que um produto é bem avaliado e recomendado por outras pessoas, isso nos traz confiança e, muitas vezes, é o que falta para nos convencermos a comprar.
A prova social é o conceito de que, em momentos de dúvida, as pessoas buscam a validação no comportamento de outros. Isso é muito comum em compras: antes de tomar uma decisão, os consumidores costumam olhar para as avaliações e opiniões de outros clientes ou influenciadores.
Existem várias formas para gerar confiança e credibilidade, entre elas:
– Testemunhos de clientes
Depoimentos autênticos de pessoas que já utilizaram seu produto ou serviço. Eles trazem uma perspectiva real sobre a experiência e são excelentes para influenciar novos compradores.
– Avaliações e classificações
Mostrar cinco estrelas ou prêmios que seu produto ganhou é um ótimo meio de demonstrar qualidade e conquistar confiança.
– Influenciadores e celebridades
Essas figuras públicas podem aumentar a percepção de valor do seu produto. Quando um influenciador com quem o público se identifica recomenda algo, isso tem grande potencial de gerar impacto.
Mas como usar esses tipos de provas sociais na minha estratégia?
Para aumentar o impacto da prova social em suas campanhas, elas precisam ser exibidas de forma clara e visualmente atrativa.
É aí que entra a criatividade ao usar imagens, gráficos e vídeos que destacam avaliações, testemunhos e prêmios recebidos de um modo inovador. Aqui, a autenticidade é fundamental.
Com o público cada vez mais atento a falas forçadas ou exageradas, usar testemunhos verdadeiros e diferentes faz toda a diferença, de preferência com elementos que humanizem o depoimento e criem uma conexão emocional com sua audiência por meio de experiências reais.
Grandes plataformas como Airbnb e TripAdvisor são experts em utilizar provas sociais e ambas mostram avaliações e opiniões de usuários para ajudar novos clientes a se sentirem mais seguros em suas escolhas.
No caso do Airbnb, as pontuações de anfitriões e hóspedes são fundamentais para garantir que novos usuários sintam confiança antes de fechar uma reserva.
Da mesma forma, a TripAdvisor utiliza a prova social em seus rankings e comentários, ajudando consumidores a tomar decisões informadas.

Você precisa de um bom gancho
O que adianta você oferecer um conteúdo interessante, um produto inovador ou uma condição de venda imperdível se ninguém para para te ouvir?
A função do gancho é justamente essa: capturar a atenção do público em um ambiente saturado de informações.
Nas plataformas atuais, nas quais os conteúdos são consumidos rapidamente, precisamos ter criatividade o suficiente para chamar a atenção de forma instantânea.
Como fazer isso?
Com uma pergunta que provoque, uma afirmação ousada ou uma imagem que impressione. Alguns tipos de comunicação bem eficientes para esse caso são:
– As emocionais, que apelam para as emoções do público.
– As curiosidades, que trazem algo completamente inusitado e intrigante.
– A urgência, um dos gatilhos mais usados no marketing em todos os tempos.
Existem diversas outras formas de ser chamativo logo de cara e, no fim das contas, o que manda é mesmo a criatividade.
Mas como saber se a sacada que eu tenho é mesmo boa para um gancho? Ela precisa fazer com que as pessoas interrompam a rolagem do feed.
Storytelling é mesmo importante?
Vou te contar agora a história que vai mudar a sua vida.
Sim, chegou a vez de falar sobre o tão aclamado storytelling.
E ele é mesmo a arte de contar uma boa história, uma técnica que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso nas campanhas publicitárias.
Não tem como falarmos de Creative Performance, em um contexto mais amplo, sem incluir o storytelling no papo.
Histórias têm a capacidade de capturar a atenção, ativar emoções e criar as conexões que o marketing precisa para atingir seus objetivos.
Ao criarmos uma peça, então, ela deve ser composta por essa narrativa que transforme o simples ato de ver um anúncio em uma jornada de verdade.
Uma boa história geralmente envolve um roteiro que tem:
1. Antes de mais nada uma personagem; aquela protagonista que cria identificação com a audiência.
2. Também precisamos adicionar uma pitada de conflito, o desafio que a nossa personagem vai enfrentar. Lembra daqueles comerciais do OMO em que as mães lutavam contra a sujeira nas roupas dos filhos?
3. Por fim, adicionamos a solução, que no exemplo do sabão em pó é a limpeza fácil e eficiente que o produto dá, liberando a diversão da criançada.
É muito muito muito importante que você conte a sua história com base em um gancho — lembre-se do tópico anterior.
Gosta desses temas como saber mais como fazer o anúncio perfeito? Então continue acompanhando o blog e me siga no linkedIn.
Deixe um comentário