Creative Performance: como fazer anúncios e campanhas que convertem mais

Foto-ilustrativa-para-Creative-performance

Por

min.

Compartilhar

Quais são os primeiros passos para criar anúncios que convertem? Criar campanhas de anúncios de sucesso começa com uma fase fundamental: a pesquisa e concepção das ideias. Vamos falar mais sobre Creative Performance!

Primeiros passos para Creative Performance
Segmentação, orçamento e outros aspectos de gestão de mídia continuam essenciais e não devem ser negligenciados, mas vamos esquecer deles um pouquinho para focar no que mais importa: a criatividade.

E ser criativo engloba diversos elementos, como bagagem, conhecimento e, claro, método.

Para unir tudo isso e desenvolver estratégias eficazes, o processo envolve certas etapas:

Análise de desempenho
Avaliar o desempenho de campanhas anteriores é a bússola para a produção criativa de novos anúncios.

Identifique os criativos que tiveram maior engajamento e conversão, compreendendo quais elementos (imagens, textos, calls-to-action) causaram melhor impressão no público. Isso ajuda a evitar erros passados e experimentar novos conceitos.

Estudo da concorrência
Ser criativo e eficaz em anúncios também envolve observar as campanhas dos concorrentes, já que elas oferecem uma perspectiva sobre o que está funcionando no mercado.

Analise os elementos das peças e as abordagens que eles utilizam pode inspirar novas ideias e ajudar a mapear gargalos e oportunidades no seu próprio trabalho.

Compreensão das plataformas
Há uma imensa variedade de plataformas que compõem que podem compor uma campanha bem-sucedida, e cada uma delas tem suas próprias características e público.

Estude essas especificidades a fundo para conseguir criar conteúdo adaptado, aumentando a eficácia.

Dois exemplos populares do momento são TikTok e Linkedin, que vêm crescendo em usuários e atividades e têm features completamente distintas. Enquanto o primeiro favorece vídeos curtos e dinâmicos mais no estilo entretenimento, o segundo é voltado quase que exclusivamente para conteúdos profissionais e informativos.

Brainstorming colaborativo
O bom e velho brainstorming com o time ainda é uma fonte incrível de geração de ideias inovadoras e disruptivas.

A diversidade de perspectivas enriquece o processo criativo, e você pode propor técnicas como o brainstorming inverso (pensar no que não fazer) para explorar todos os ângulos possíveis.

Pesquisa de mercado e tendências
Assim como no tópico da concorrência, se engana quem pensa que a criatividade só vem de dentro.

Ficar atento às tendências do mercado e às mudanças no comportamento do consumidor é fundamental, e ferramentas de análise do seu setor — e mesmo de outros — e relatórios de tendências podem fornecer insights que dão direção à produção criativa.

Ser criativo requer tempo e, sobretudo, como eu mencionei no começo do post, método. É claro que grandes ideias podem surgir a qualquer momento do dia a dia, mesmo nos períodos de ócio, mas elas só vêm para quem tem preparo e conhecimento do caminho que quer percorrer.

A criatividade, assim como tudo na rotina de trabalho, precisa ser fundamentada para aumentar as chances de sucesso. Vamos lembrar que os espaços publicitários estão cada vez mais concorridos e o preparo é sempre o melhor diferencial.

Como criar conteúdo que performa atualmente?
A pergunta do título deste tópico vale, literalmente, um milhão de dólares — ou mais, a depender do seu desempenho.

Depois de passar pelos primeiros passos de pesquisa e análise, os quais expliquei na introdução acima, a criação de conteúdo para anúncios que convertem começa, quase sempre, por um bom roteiro.

E, em plano 2025, a Inteligência Artificial pode ajudar a desenvolver roteiros, mas é o toque humano que vai ajustá-los e torná-los autênticos.

Aqui está um ótimo exemplo de processo para criar roteiros e produzir criativos de alta performance:

Ferramentas
Utilize as ferramentas disponíveis para obter uma base de roteiro. Elas são um bom ponto de partida, mas o ajuste humano é necessário para melhorar a qualidade. A IA pode sugerir estruturas e frases, mas o toque pessoal faz a diferença.

Personalização e originalidade
Um estrategista criativo deve moldar o roteiro para torná-lo mais pessoal e interessante. A autenticidade aqui é a palavra mágica. Histórias reais e emocionantes capturam a atenção e ressoam com o público. Pequenos detalhes pessoais ou irreverentes podem transformar um roteiro genérico em algo mais tocante.

Produção centralizada
Em muitos casos, especialmente com grandes marcas e setores regulamentados, a produção é centralizada em estúdios internos, o que garante controle de qualidade e permite uma coordenação mais eficiente e um produto final mais coeso e profissional.

Revisões e aprovações
Envolva as equipes de branding e jurídica para aprovar cada linha do roteiro, especialmente em setores com normas como saúde e finanças. Dessa forma, você vai evitar problemas com a Justiça e ter um criativo alinhado com os valores e mensagens da empresa.

Testes e feedback
Por fim, faça experimentações com grupos específicos para obter feedback antes do lançamento da campanha. Assim, você terá margem para eventuais ajustes e acabamentos que podem fazer uma grande diferença no impacto do anúncio. Ouvir o público-alvo durante a fase de produção é sempre um bom pilar de garantia para que a mensagem seja bem recebida.
Hoje, o que melhor potencializa a criação é a combinação de tecnologia e talento humano. Mas, no fim das contas, quanto mais autoral e inovador você for, mais performance de conversão terá.

O poder da repetição na performance de anúncios
Estamos falando aqui sobre como criar anúncios eficazes. Mas, em uma campanha de sucesso, também tem espaço para a repetição do que já deu certo.

No fim do dia, o melhor caminho é mesmo o equilíbrio entre o novo e o repetido. E repetir, estrategicamente, passa por cinco fases:

Testes A/B
Realizar os famosos testes com diferentes versões de anúncios para identificar quais elementos funcionam melhor.

Isso pode incluir variações no texto, imagens, vídeos ou chamadas para ação. Por meio de testes contínuos, é possível otimizar os criativos para obter o melhor desempenho.

Ajustes finos
Quando seu criativo não está indo tão bem assim, nem sempre significa que ele é inteiro ruim. Vale a pena tentar fazer ajustes menores, como mudar a imagem de capa ou o primeiro frame do vídeo.

Pequenas mudanças podem ter um impacto significativo e são rápidas de implementar, além de te colocarem rapidamente no rumo em relação às tendências e aos feedbacks.

Evite a paralisia
Agora, se a performance do seu anúncio está claramente muito abaixo do esperado, não insista nele. Ajustes devem ser feitos naqueles criativos que mostram algum potencial, mas não gaste muito tempo insistindo nos outros.

Em vez disso, coloque energia em novas ideias criativas. Se uma peça não está indo bem após algumas repetições, é o momento de partir para uma nova abordagem.

Monitoramento
Utilize recursos de análise para monitorar o desempenho dos anúncios em tempo real. Ajuste as campanhas com base nos dados coletados, garantindo que estejam sempre otimizadas para o melhor resultado possível.

Feedback do público
Olha ele aí de novo! O feedback é sempre importante para ajustar a rota. Comentários, curtidas e compartilhamentos são a mina de ouro para fornecer insights sobre o que está funcionando e o que precisa ser aprimorado.

Ao colocar em prática essas estratégias, você pode manter seus anúncios relevantes e com engajamento, adaptando-se rapidamente às mudanças no comportamento do consumidor.

É interessante notar que muitas vezes a verdadeira inovação surge justamente quando revisitamos o que já funcionou e damos a isso uma nova abordagem. A repetição, quando feita de forma estratégica, não é apenas repetir por repetir, mas sim uma forma de construir uma base sólida para o sucesso contínuo.

Anúncios e landing pages precisam falar a mesma língua na criatividade
De nada adianta ter anúncios criativos e que geram tráfego se a sua landing page não está perfeitamente alinhada a eles.

O que eu quero dizer com isso?

Ambas as pontas, peças e página de destino, precisam falar a mesma língua quando o assunto é identidade visual, comunicação e, claro, criatividade.

E, como o texto todo vem listando etapas de processos, vamos a mais uma, agora com cinco tópicos para você deixar a sua página “na mesma página” dos anúncios, com o perdão da redundância.

Mensagem coerente
As mensagens do anúncio e da página de vendas devem ser consistentes para evitar confusão e perda de interesse. A promessa feita na propaganda deve ser cumprida na landing page, proporcionando uma experiência contínua e confiável para o usuário.

Elementos visuais
Mantenha sempre a mesma paleta de cores, fontes e estilo visual do anúncio na página de destino. A continuidade visual reforça a identidade da marca e cria uma experiência mais agradável para o usuário, aumentando a probabilidade de conversão.

Call to action
O CTA do anúncio precisa ser reforçado na LP para guiar o comprador a tomar a ação desejada. A chamada para a ação deve ser clara, visível e persuasiva, levando o lead a completar aquilo que você deseja, seja uma compra, inscrição ou outra forma de conversão.

Tempo de carregamento
Garanta que a página carregue rapidamente e tenha acessibilidade. A lentidão pode frustrar os clientes e aumentar a taxa de rejeição, afetando negativamente as vendas.

Responsividade
Do mesmo modo, certifique-se de que a landing page seja responsiva e funcione bem em todos os dispositivos, especialmente mobiles, que são maioria no uso diário das pessoas.

Toda essa combinação aumenta a confiança dos leads e, consequentemente, a taxa de conversão, resultando em campanhas que performam melhor.

A consistência entre o criativo do anúncio e a experiência na página de destino é essencial para construir uma jornada do cliente suave e eficaz.

Sugestão extra: adicione elementos que aumentem a confiança, como testemunhos, avaliações de clientes e selos de segurança, pois eles ajudam a construir credibilidade e a convencer os usuários a converterem.

Foto-ilustrativa-para-Creative-performance-opção-2

Qual é o papel da IA na performance criativa?
A criatividade é uma característica puramente humana, mas a Inteligência Artificial pode destravá-la e, mais ainda, potencializá-la.

E é nesse campo que a IA pode ajudar os profissionais a criarem anúncios e campanhas mais criativos para uma performance muito acima da média.

Exatamente de que forma? Dando os recursos técnicos e estratégicos para que os humanos consigam entregar o seu melhor trabalho.

Alguns exemplos mais claros são: 


Roteiros
Utilize ferramentas de IA para gerar rascunhos de roteiros que podem ser refinados por humanos. Elas podem analisar grandes volumes de dados e tendências para sugerir estruturas e textos que causem mais impacto ao público-alvo.

Análise de Dados
Da mesma forma, ela é capaz de identificar, também por meio da análise de dados, padrões e insights que informam decisões estratégicas, o que inclui desde a segmentação do público até a escolha dos melhores horários para veicular anúncios.

Personalização
A personalização é a palavra da vez para as campanhas. Mas como fazê-la acontecer em massa? Sim, por meio da IA, que cria anúncios customizados em escala, adaptando mensagens para diferentes segmentos de audiência e criando experiências mais relevantes e envolventes para os consumidores.

Otimização
Recursos de IA podem ajustar e otimizar campanhas em tempo real, com base no desempenho do momento. Isso garante que os criativos estejam sempre funcionando da melhor maneira possível, adaptando-se rapidamente às mudanças no comportamento do usuário.

Assistentes virtuais
Use os chatbots para interagir com os usuários, respondendo a perguntas e guiando-os pelo funil de vendas. Esses assistentes virtuais podem melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões, mas, sobretudo, colher feedback para manutenção ou aprimoramento dos criativos.

Integrar a IA no processo criativo e analítico pode aumentar significativamente a eficácia das campanhas publicitárias.

Na verdade, como eu sempre repito por aqui, não há mais a chance de escalar e ter resultados expressivos em 2025 sem o apoio dessas tecnologias.

E apesar de a IA ser muito útil na criação de conteúdo visual e escrito, desde imagens geradas até textos publicitários, ela é apenas um agente para agilizar o processo; a verdadeira criatividade está nas capacidades humanas.

Como garantir que seus criativos são mesmo bons?
Você criou anúncios incríveis e que considera ter enorme potencial para conversão. Mas será que eles são realmente bons?

Como garantir a qualidade das peças da sua campanha?

Existe um processo para isso, e o primeiro passo está no design e na edição, revisando se os profissionais dessas áreas fizeram as entregas em conformidade com os roteiros e as diretrizes da marca, sempre com foco nos detalhes e na consistência visual, aspectos fundamentais para criar anúncios que realmente geram impacto com o público.

Em seguida, podemos usar o bom e velho controle de qualidade (QA), para assegurar que os anúncios estejam mesmo alinhados com a marca e a mensagem desejada.

Um QA bem feito permite identificar e corrigir eventuais problemas antes do lançamento da campanha, assim como a fase seguinte, a de feedback, na qual são levadas em conta as sugestões de estrategistas e clientes para lapidar e melhorar os criativos antes de sua divulgação oficial.

Um aspecto muito importante na revisão é entender se a forma como aquela peça foi construída contempla os diferentes tipos de dispositivos, aplicativos e navegadores, com margem para desdobramentos que possam ser usados em qualquer formato.

Para que os criativos estejam mesmo em um nível de excelência, é sempre fundamental ter uma equipe atualizada com as melhores práticas e novas tecnologias de produção publicitária.

Os profissionais devem procurar por esses updates por conta própria, mas também é função da empresa treiná-los constantemente para manter a alta qualidade e a eficiência na produção do trabalho.

É importante lembrar que esse processo de revisão deve ser colaborativo e envolver todas as partes que trabalham de alguma forma na campanha para que estejam em sintonia.

Não se acomode com criativos que estão convertendo
Se acomodar com anúncios que estão vendendo bem pode ser o primeiro passo para a derrocada da sua campanha.

É claro que o bom desempenho é o objetivo, mas atingi-lo não significa que o trabalho acabou, muito pelo contrário.

Com as conversões indo bem, é o momento de trabalhar ainda mais na análise e na otimização dos seus criativos.

Vamos aos bullet points de como fazer isso:

Análise de desempenho
Avalie a performance de cada anúncio, identificando pontos fortes e áreas para melhoria. Utilize métricas-chave como taxa de conversão, custo por aquisição (CPA), e retorno sobre investimento (ROI) para medir a eficácia.

Outros relatórios
Utilizar relatórios detalhados para entender como os anúncios estão performando em diferentes segmentos, que permitem identificar quais grupos estão respondendo melhor e ajustar as campanhas de acordo.

Otimização contínua
Tome como base dados para ajustar e otimizar campanhas, garantindo que elas permaneçam eficazes ao longo do tempo. Isso inclui acertos em tempo real com base no desempenho atual e previsões futuras.

Feedback
(Olha ele aí de novo) O feedback do cliente nas análises dá condições para entender melhor suas necessidades e expectativas, revelando insights que os dados brutos não mostram.

Ferramentas de automação
Utilize ferramentas de automação para maximizar o potencial da análise e do ajuste de campanhas. Isso inclui software que pode ajustar lances, horários de anúncios e segmentação com base em algoritmos avançados.

Item extra: agende revisões periódicas das campanhas para garantir que todas as estratégias estejam atualizadas e alinhadas com os objetivos de negócios. Revisões regulares ajudam a manter o foco e a direção.

Em 2025 — e nos próximos anos —, a capacidade de analisar e otimizar campanhas em tempo real será essencial para o sucesso publicitário no quesito criatividade.

Gosta desses temas como Creative Performance? Então continue acompanhando o blog e me siga no linkedIn.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *