O futuro do ecommerce

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No já distante fim de 2023, a Latitud divulgou o The LatAM Tech Report, com análises e insights de marketing e negócios.

Do mesmo modo como o material foi construído, vou resumir aqui a parte que mais me interessou, sobre o ecommerce, dividindo o assunto em quatro macrotemas: Contexto, Tendências, Oportunidades e Desafios.

Contexto

Comprar online deixou de ser privilégio de poucos na América Latina, e as vendas no ecommerce cresceram significativamente nos últimos anos, principalmente na pandemia (2020 e 2021), mas com ainda mais alta em 2022, com números que chegaram a apontar que 3 em cada 4 pessoas de todas as idades consumiram online.

Em 2023, os níveis de crescimento e investimento diminuíram um pouco, mas ainda assim com valores acima do varejo físico tradicional, que também voltou a ter mais movimento pós-quarentena.

Tendências

As trends do relatório apontam para tópicos importantes (já mais ou menos conhecidos):

Mobile First

Celulares são o principal combustível para o crescimento das compras online e, até 2026, a previsão é de que atinja 63% do valor total das vendas na região, com números que ultrapassam mercados como EUA, Reino Unido, França, Alemanha e outros europeus.

Pagamentos rápidos

Saem os boletos e cartões de crédito para formas de transferências imediatas assumam o protagonismo. O Brasil está na liderança nesse sentido, por conta do PIX, que representa 305 das transações online, e a projeção é de aumento à medida em que o Banco Central liberar novas funções, como parcelamento, por exemplo.

Omnichannel

Nos últimos anos, aumentou-se a necessidade de um atendimento e uma presença das marcas em múltiplos canais ao mesmo tempo, em ambientes físicos ou digitais.

Social Media

É impossível imaginar o mundo (e o mercado) sem as redes sociais, que se tornaram um forte trampolim da descoberta/publicidade para os canais de compras. Mais do que isso, elas hoje são as próprias lojas online e a plataforma mais propícia para relacionamento e criação de comunidades em torno das empresas. Nesse ponto, a América Latina, região com altos índices de horas gastas nas redes, é um campo fértil e com enorme margem de crescimento.

Influenciadores

Consequência das redes sociais, os criadores de conteúdo vêm faturando alto com ações publicitárias para marcas ou mesmo vendas dos próprios produtos. Brasil, Colômbia e México são destaques, com performances que superam a média global.

Retail Media e IA

Vale também mencionar tendências como a mídia de varejo, na qual os ecommerces vendem espaços publicitários e a inserção da IA, que já vem ajudando páginas como a Amazon, por exemplo, com produções criativas e aprendizados da máquina.

Oportunidades

Há um grande leque de oportunidades para alavancar as conversões online:

Empresas menores vão embarcar

Se hoje o ecommerce é dominado por gigantes como Amazon, Mercado Livre e outros (no Brasil, cinco marcas correspondem a 51% das vendas), os médio e pequenos negócios também podem entrar no jogo, representando a maior parcela de crescimento no online, de acordo com as principais projeções.

Live Commerce

A estratégia que bateu recordes e mais recordes em 2023 promete ser ainda mais procurada no Brasil, que já é o segundo mercado mundial em vendas em tempo real durante transmissões ao vivo. Nas palavras da minha ex-sócia Monique Lima, que contribuiu com o relatório:

“Estamos vendo a primeira curva do Live Commerce na América Latina. Há muito para se explorar. Globalmente, o ecommerce de moda tem uma taxa de compras de 2 a 3%. Aqui, vemos 20%. Para outros setores como beleza, alimentação, móveis e eletrônicos, as vendas são 10 vezes maiores, em média, com as lives. Quando a conversão está caminhando assim, significa que veio para ficar”.

Inteligência Artificial

Os avanços da tecnologia têm muito a contribuir com o crescimento do ecommerce e podem atuar em frentes como: automatização de gestão de estoques, redução de custos com armazenagem, pesquisas de comportamento e preferência dos clientes, experiências com realidades aumentada, internet das coisas e aprimoramentos da personalização da jornada.

Desafios

Como sempre, também existem desafios a serem enfrentados no percurso, como:

Coleta de análise de dados

As melhores tomadas de decisão em termos de ecommerce vêm dos dados, e um ponto de atenção é como encontrar a melhor forma de extraí-los e entendê-los, de modo a otimizar o marketing e as vendas.

Margens apertadas

Poder de compra reduzido da população, fretes gratuitos, inflações altas em certos países e outros elementos específicos da região podem apertar as margens de lucro dos vendedores, que precisam estar atentos para não prejudicarem a experiência do cliente, cada vez mais exigente nesse assunto.

Economia

Na mesma linha, a maioria dos países da América Latina estão com taxas de juros elevadas, projeções altas para inflação e dificuldade no acesso a crédito. Esse cenário merece cuidado, mas não deve ser motivo de grandes problemas, já que há previsão de recuperação econômica, de modo geral, para o curto e médio prazo.

Vamos continuar debatendo sobre o tema no linkedIn? E continue acompanhando nosso blog.

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