A cada passo que dá, a Inteligência Artificial abrange mais e mais áreas de atuação. E agora chegou o momento dela impactar diretamente nas buscas do Google.
Pesquisas com profissionais na linha de frente do marketing apontam que o SEO e mídia paga estiveram entre as principais apostas em orçamento e esforços para 2024 (e estarão mais alguns anos adiante).
As práticas para anunciar e otimizar os resultados das páginas e marcas na pesquisa do Google, contudo, tem tudo para mudar com o lançamento relativamente recente — em novembro de 2023 — da SGE da gigante da tecnologia.
O que é a SGE?
A Search Generative Engine (Experiência de Pesquisa Generativa) é uma inovação revolucionária no campo da pesquisa online. Em sua essência, ela representa uma evolução nos algoritmos de busca do Google, agora impulsionada pela IA generativa.
Antigamente, os mecanismos de busca operavam principalmente com base em palavras-chave e na correspondência de termos de busca com conteúdo na web.
Com a introdução da SGE, contudo, o Google agora é capaz de compreender o contexto, a intenção, os sentimentos e até mesmo as nuances por trás das consultas de pesquisa das pessoas.
Como funciona?
A SGE utiliza algoritmos avançados de IA para não só entender o que o usuário está procurando, mas também as razões e os contextos para tal. Isso significa que o Google pode fornecer resultados de pesquisa muito mais relevantes e personalizados para cada pessoa.
Por exemplo, se alguém estiver buscando por filmes em cartaz nos cinemas em determinada região, a SGE pode levar em consideração não apenas a localização, mas também as preferências pessoais anteriores, avaliações de outros usuários e até mesmo eventos ou ocasiões especiais que possam estar acontecendo na área.
Por tamanha mudança, os impactos da SGE no marketing são abrangentes e significativos, merecendo bastante atenção dos profissionais para entender como se posicionar da melhor maneira dentro do Google com esses novos e sofisticados recursos.
Ao utilizar a inteligência artificial para fornecer resultados de pesquisa mais relevantes e personalizados, ela está elevando o padrão para o que os usuários esperam de uma experiência de busca online.
As marcas que conseguirem se adaptar e tirar proveito dessa mudança terão uma vantagem significativa na conquista e retenção de clientes em um mundo digital em que se transforma o tempo todo.
Com o assunto devidamente introduzido, vou seguir abaixo com um pouco mais sobre o entendimento dessa nova ferramenta e as alterações que ela traz no modo de se anunciar e planejar o SEO nos mecanismos de busca do Google.
A ideia é plantar uma sementinha sobre o tema, sem a menor pretensão de esgotá-lo neste momento, para construirmos juntos novas estratégias.
5 mudanças no marketing com a chegada da SGE do Google
Os mecanismos de pesquisa do Google estão mudando com a chegada da SGE da empresa, tecnologia de Inteligência Artificial que ajuda a sofisticar e personalizar as buscas.
A novidade, se bem compreendida e utilizada, tem tudo para ser positiva para aqueles mais atentos e antenados à IA generativa.
E, para mim, os 5 principais impactos imediatos são:
Personalização avançada de conteúdo
É necessário criar conteúdo mais relevante do que nunca, principalmente com adaptação às demandas específicas do público-alvo.
Mudança no SEO tradicional
Na mesma linha do tópico acima, o principal motor do SEO deixa de ser apenas as palavras-chaves, para compreender a relevância/qualidade e complexidades que o conteúdo vai entregar.
Menos dependência de anúncios pagos
Se souberem aproveitar esse conteúdo mais relevante, as marcas têm tudo para reduzir drasticamente os orçamentos de mídia paga no Google, mantendo os níveis de performance na pesquisa e realocando a verba em outras frentes.
Foco na experiência
O recado do Google é bastante claro com a SGE: a experiência do usuário deve estar no centro das ações, com melhorias em páginas, blogs e adaptabilidade para os dispositivos móveis.
Análise de dados mais aprofundada
As marcas precisarão entender melhor o comportamento do usuário, suas intenções de pesquisa e preferências para otimizar suas estratégias de conteúdo e SEO, o que requer um olhar mais profundo dos dados.
Tópico extra: Interação
Uma excelente forma de entregar conteúdo relevante e personalizado é criar mecanismos de interação para atrair e reter mais o usuário.
Mais de US$ 40 bilhões por ano em receita publicitária no Google serão afetados pela SGE
A BrightEdge se propôs a entender os impactos do lançamento da versão Beta da SGE do Google e avaliou que mais de US$40 bilhões por ano em receita publicitária na plataforma serão afetados pela Experiência de Busca Generativa.
Os números ainda mostram que a estimativa é de que 84% das consultas no Google Search serão impulsionadas pela nova Inteligência Artificial generativa.
Ao avaliar milhares de palavras-chaves, a empresa já notou um enorme resultado de consultas “atingidas” pelo SGE, divididas por setores:
– > Saúde: 76% das consultas analisadas foram impactadas pelo SGE;
-> Comércio Eletrônico: 49%;
-> Tecnologia B2B: 48%;
-> Seguros: 45%;
-> Educação: 44%;
-> Restaurantes: 36%;
-> Entretenimento: 36%;
-> Viagem: 30%;
-> Finanças: 17%.
Esses dados revelam não apenas a magnitude do impacto financeiro, mas também a necessidade urgente de uma adaptação estratégica em cada um dos setores mencionados (e todos os outros).
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