O Linkedin é o palco ideal para você criar autoridade

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Estamos na era da abundância, principalmente quando o assunto é conteúdo e informação.

A tecnologia nos colocou em um cenário de fartura digital, que se torna cada vez mais comum e dinâmico. Nesse contexto, as marcas enfrentam um grande desafio: falar com todos os stakeholders simultaneamente e com profundidade.

Uma tendência crescente é a personificação das empresas, onde executivos e colaboradores assumem o papel de porta-vozes para estabelecer posicionamento e awareness. Embora essa estratégia não seja nova, ganha um grande impulso com redes sociais voltadas à construção de marca pessoal e institucional.

LinkedIn é a rede ideal

O LinkedIn é o canal mais propício para essa estratégia. Nele, todos somos uma marca, e executivos, empreendedores e profissionais de diferentes áreas são fontes confiáveis de informação e conhecimento.

Diferente de outras redes focadas na vida pessoal, o LinkedIn é um ambiente voltado para trocas profissionais, sendo ideal para construir relacionamentos sólidos e autoridade no mercado.

Diferenças importantes para outras redes

Redes pessoais:

  • Passar tempo;
  • Informação de amigos;
  • Interesses pessoais;
  • Atualizações de entretenimento.

Redes profissionais:

  • Investir tempo;
  • Informação de carreira;
  • Atualizações de marcas e profissionais;
  • Novidades e tendências do mercado.

Mudanças no LinkedIn

O LinkedIn tem evoluído para reforçar seu propósito profissional. Por exemplo, o rótulo de influenciadores foi alterado para creators, destacando quem entrega conteúdo relevante.

Embora pareça que muitos publicam diariamente, apenas 1% dos mais de 800 milhões de usuários criam conteúdo regularmente. Isso significa que há muito espaço para criar e compartilhar material de qualidade, tanto no Brasil quanto nos 200 países onde a plataforma está presente.

Mais de 70% dos usuários consideram o LinkedIn confiável

O LinkedIn é confiável para 71,6% dos usuários brasileiros, superando redes sociais como X e Facebook, e até veículos tradicionais:

  • LinkedIn: 71,6%;
  • Valor: 69,8%;
  • Exame: 61,7%;
  • Estadão: 60,8%;
  • Globo.com: 52,1%;
  • UOL: 50,8%;
  • X: 38,3%;
  • Facebook: 26,3%.

Além disso, os principais motivos para acompanhar o LinkedIn são:

  1. Notícias e tendências do setor: 93%;
  2. Dicas / Melhores práticas: 92%;
  3. Liderança / Thought Leadership: 86%;
  4. Vagas / Competências: 82%;
  5. Informações sobre produtos ou serviços: 80%;
  6. Eventos do setor: 79%;
  7. Pontos de vista dos funcionários: 65%.
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5 boas práticas para se destacar no LinkedIn

O algoritmo do LinkedIn pode parecer misterioso, mas algumas boas práticas ajudam seu conteúdo a ganhar mais visibilidade. Confira:

Conteúdo de qualidade

Produza publicações relevantes e com potencial de compartilhamento. Reposts e salvamentos ajudam seus posts a continuarem sendo exibidos para a audiência.

Varie e explore os formatos

Teste todos os formatos disponíveis: vídeos, enquetes, documentos e newsletters. A diversidade aumenta o engajamento e mantém o público interessado.

Encontre as pessoas certas

Faça conexões estratégicas e dialogue com creators do seu setor. Isso fortalece sua rede e pode gerar colaborações valiosas.

Constância e horários

Crie uma rotina de postagens e teste os melhores horários para sua audiência. De modo geral, as manhãs funcionam bem, mas adapte ao comportamento do seu público.

Eleve o seu SSI

O Social Selling Index (SSI) mede a qualidade do seu perfil no LinkedIn. Ele considera quatro fatores:

  1. Estabelecer sua marca profissional/pessoal;
  2. Localizar as pessoas certas;
  3. Interagir oferecendo insights;
  4. Cultivar relacionamentos.

Quanto mais alto o SSI (escala de 0 a 100), melhor será sua visibilidade e alcance na plataforma.

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