A Geração Z, composta por nativos digitais, é única e distinta de qualquer uma das anteriores.
Mais do que isso, daqui em diante, são essas pessoas, por estarem na idade mais ativa, que serão o motor da produção e do consumo no mercado.
Portanto, não há escapatória: profissionais do marketing precisam acompanhar as tendências de comportamento dessa galera.
O que a Geração Z quer?
E foi o que a Emarketer se propôs a fazer.
Ao aprofundar nas pesquisas, é possível notar características mais óbvias, como a imersão no mundo digital, a preferência por conteúdos em formato vídeo e a habilidade de navegar por diferentes canais/plataformas ao mesmo tempo.
Há, contudo, outros aspectos mais específicos, dos quais vou listar os quatro principais abaixo:
Humor exigente
Têm repulsa a memes e humor de baixa qualidade. Um mau gosto para memes é a segunda maior irritação entre eles, perdendo apenas para o hábito de mastigar de boca aberta, segundo o relatório Instagram Trend Talk 2024.
Com TikTok e Instagram sendo as principais plataformas nas quais esses jovens descobrem marcas, é ponto-chave garantir que o conteúdo seja relevante e atraente.
Certifique-se de que sua equipe de marketing esteja em sintonia com as tendências dessas redes para evitar a criação de memes antiquados ou de baixa qualidade, que podem afastar seu público.
Reutilização de roupas
Os Zs, apesar de todo o contexto apelativo para o consumo no qual já nasceram, são mais premeditados e menos propensos a compras impulsivas em comparação com gerações mais velhas, segundo o relatório Gen Z Path to Purchase.
Para conquistar esse público, é essencial oferecer motivos sólidos para a compra. Investir em produtos sustentáveis, reutilizáveis e complementares pode ser uma ótima estratégia.
Individualidade
Quase um terço da Geração Z procura se vestir de forma mais criativa, buscando um estilo que reflita sua identidade central, conforme dados do Instagram.
Eles encontram inspiração em lojas físicas, sites de marcas e redes sociais.Por isso, ajude-os a se destacar, fornecendo ideias e referências para novas estéticas por meio de conteúdos nas plataformas que eles utilizam, como as redes sociais.
O diferencial é criar conteúdo único e inovador.
H3: Conexões genuínas
A principal razão pela qual a Geração Z usará redes sociais em 2024 é para se conectar com amigos e familiares, também segundo o Instagram
Embora o entretenimento social em plataformas como o TikTok seja muito consumido, eles também buscam interações autênticas com pessoas reais.
Mantenha a autenticidade e não dependa exclusivamente de tecnologias emergentes como a IA generativa a ponto de perder a conexão pessoal com os consumidores dessa faixa etária.
Ponto extra (e extremamente importante)
A Geração Z está focada em auto aperfeiçoamento, com prioridades como manter a saúde, explorar carreiras e viajar.
Redes sociais e sites de marcas são canais pelos quais elas realizam a descoberta de produtos e serviços nesse sentido.
Um ou mais entre os pontos acima é novidade para você? Já vem trabalhando o forte poder de consumo da Geração Z?

Enorme poder de consumo da Geração Z
Por tudo isso, a Geração Z significa um enorme potencial de consumo, e precisamos saber aproveitá-lo.
Segundo dados do portal Terra, esse grupo tem cerca de 160 milhões de pessoas na América Latina, o que representa 25% da população total da região.
Ao mesmo tempo, são eles, ao lado dos millennials, que estão no papel de cidadãos mais produtivos da cadeia econômica no momento, justamente pela idade.
Criar produtos e vender para a geração Z, portanto, no meu modo de ver, passa por, digamos assim, duas palavrinhas “mágicas”: tecnologia e inclusão.
Tecnologia
O Zs são os primeiros oficialmente nascidos na era da internet.
Como nativos desse tempo, são altamente dependentes do digital desde pequenos. Quando chegaram à fase adulta, dando as caras ao mundo lá de fora, veio a pandemia, em três anos que os empurram ainda mais para dentro dos seus computadores e smartphones.
Os produtos e serviços do digital, portanto, são facilmente consumidos por eles em velocidade incrivelmente rápida, já que estão habituados a lidar com as inovações constantes que a tecnologia traz hoje.
Em paralelo, os jovens agora têm conhecimento muito maior sobre finanças, mercado de ações, investimentos e empreendedorismo, pois convivem com uma enorme oferta de cursos e conteúdo sobre os temas nas redes sociais, abrindo ainda mais o leque para o marketing.
Isso não quer dizer, porém, que deva-se esquecer dos produtos físicos para eles. Muito pelo contrário: está aí também uma grande oportunidade, visto que é nessa fase da vida que tem-se mais energia para, agora no pós-pandemia, sair de casa para consumir entretenimento, aventuras e criar relacionamentos, embarcando no que eu citei mais acima como “inclusão”…
Globalização
Se já nasceram no digital, eles também vieram a um mundo totalmente globalizado, de fato. E é aí que entra uma necessidade latente de fazer parte de grupos, seja no online ou no “mundo presencial”, sem limites geográficos.
Pertencer a comunidades é uma demanda inevitável dos jovens, seja em qual época for, mas ainda maior em um contexto globalizado e recheado de influenciadores que ditam as normas do comportamento, da moda, da música e de outros aspectos da vida cotidiana.
Saber usar esse gatilho, então, é um dos principais mecanismos de venda, especialmente aliado ao marketing de influência, se aproveitando de novos canais e formatos que estão aí.
Como escrevi no começo deste texto, mais uma palavra para defini-los pode ser “ sustentabilidade”, já que os jovens desta geração são altamente conscientes sobre questões ambientais e sociais e preferem marcas que demonstram responsabilidade e comprometimento nesse contexto.
A Geração Z faz parte do seu público-alvo? Como você tem criado produtos e conteúdo para eles atualmente?
Gosta desses temas como o perfil de consumo da Geração Z? Então continue acompanhando o blog e me siga no linkedIn.
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