O que esperar das vendas online em 2025?

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Qual é o futuro das compras (e vendas) online?

A resposta passa sempre pelas diversas variáveis que envolvem o tema, com tendências que vão desde a preferência dos usuários por dispositivos móveis até o papel dos influenciadores na jornada dos consumidores.

De olho nessas trends, octadesk e opinionbox fizeram um levantamento completo do que vem por aí para 2025, com base nas pesquisas comportamentais das pessoas dentro dos ambientes digitais.

Eu li o material completo e vou tentar resumi-lo em análise neste texto. Nos próximos tópicos, portanto, vou falar sobre:

-> Compras via dispositivos móveis
Os dispositivos móveis, especialmente os smartphones, continuam dominando o cenário do mercado online. Em 2024, 73% dos consumidores preferiram realizar suas compras por meio de celulares ou smartphones, enquanto apenas 25% as faziram por computadores ou notebooks.

Esse crescimento é impulsionado pela conveniência e conectividade dos mobiles, e as empresas que oferecem uma experiência otimizada para eles estão se destacando, como o Magazine Luiza e o Mercado Livre, exemplos famosos que adaptaram seus sites e apps para essa realidade.

-> Influência das redes sociais
As redes sociais mais populares do momento, como Instagram, TikTok e Facebook, têm um protagonismo enorme na pesquisa e na decisão de compra dos consumidores. Em 2024, 72% dos clientes utilizaram o Instagram para pesquisar produtos antes da aquisição.

Em termos mais gerais entre os canais, o número é de 69% dos compradores que já converteram após verem anúncios nas redes sociais, o que indica a eficácia desse tipo de ação segmentada, especialmente de mídia paga.

-> Influenciadores
É difícil imaginar como era o mundo sem aclamados influencers digitais, que, embora sejam colocados em dúvidas por diversas vezes hoje, ainda são um fonte importante para parcerias de marcas, já que impactam diretamente nas decisões do público mais jovem.

Cerca de 45% dos consumidores, por exemplo, disseram que já compraram produtos recomendados por influenciadores nas redes sociais.

A geração Z (16 a 29 anos) é a mais afetada, com 55% dessas pessoas afirmando que já adquiriram algum produto ou serviço devido à influência de perfis famosos.

Isso reflete a confiança que os consumidores depositam nessas pessoas, que são vistos como autênticos e confiáveis pelo público.

Marcas que estabelecem parcerias com influenciadores, portanto, conseguem aumentar o alcance de suas campanhas e as vendas, além de fortalecerem a conexão emocional com seu público e as estratégias de branding.

Se pensarmos em Geração Z, a mais habituada ao universo online, também vale destacar a importância da sustentabilidade nas decisões de compra online. Cada vez mais consumidores, dessa e de outras faixas etárias, estão buscando marcas que adotem práticas mais sustentáveis, desde a escolha de materiais até a logística de entrega.

Será que vamos começar a aposentar nossos computadores?
Talvez não para trabalhar, mas com certeza eles deixarão de ser ferramentas de compras em breve.

As pesquisas de tendências de vendas online para os próximos anos continuam apontando aumento do protagonismo dos dispositivos móveis.

Principalmente os smartphones.

Desde que a Apple lançou o primeiro iPhone em 2008, o número só cresce e, no ano passado, já chegou a 73% da preferência dos consumidores, contra apenas 25% daqueles que usam desktop.

Mas o que causa essa diferença?
Obviamente, a conveniência que é comprar pelo celular.

As empresas sabem disso e investem cada vez mais na conectividade, na acessibilidade e nas facilidades dos seus aplicativos.

Magazine Luiza, Mercado Livre, Amazon são exemplos de marcas que já entenderam há muito tempo a importância de terem sistemas responsivos, entre tantas outras.

Você está em qual lado: da maioria que compra pelo mobile ou dos mais tradicionais que ainda não abrem mão da tela maior do computador?

Mito ou verdade: anúncios em redes sociais só perturbam o usuário?
Será que ficar aparecendo no feed das pessoas entre as publicações ou antes dos vídeos do YouTube prejudica a reputação das marcas ou é uma estratégia válida?

As propagandas nas redes são, sim, muito úteis para aumentar as vendas online.

Olha só este dado:

Segundo o relatório da Opinion Box e da Octadesk, 72% dos consumidores utilizaram o Instagram para pesquisar produtos antes de comprar em 2024. Em números gerais, 69% já compraram após verem anúncios nas principais redes.

Não é à toa que as empresas investem cada dia mais em mídia paga nessas plataformas para chegar ao público-alvo.

Mas vamos lembrar que só o investimento na performance não garante resultados por si só.

É preciso colocar esforço também na qualidade dos criativos. Por isso, a performance criativa se torna tão relevante nos dias atuais.

Os influenciadores ainda estão com moral?

Está aí uma dúvida que tem pairado nos últimos meses.

Mas, sim, os números mostram que eles ainda influenciam as pessoas na jornada de compra.

As tendências para compras online em 2025 mostram que 45% dos consumidores já compraram produtos recomendados por influencers digitais.

E adivinhem qual é a geração mais impactada por eles?

Os Zs, que hoje estão entre 16 e 29 anos, têm 55% de representantes que levam em consideração a opinião dos influencers que seguem.

Dessa forma, as marcas que fazem parcerias com os influenciadores aumentam alcance e conversões das campanhas e ainda têm ganhos importantes no branding, já que fortalecem laços emocionais com a audiência.

Parte da nossa metodologia é trabalhar a aquisição de novos usuários através de um funil específico para os influenciadores.

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Mais da metade dos consumidores hoje compra online
Será então que vamos começar a ir ao shopping só para ver cinema e comer fast food?

Ainda não é para tanto, mas é fato que existe uma preferência pelo consumo na enorme facilidade que o mercado digital oferece.

No ano passado, 65% dos clientes fez compras em e-commerces e aplicativos e 60% escolheram os marketplaces, aquelas plataformas que reúnem diversas marcas e opções de lojas.

Entender esta tendência é bem fácil, já que esses recursos do online permitem que as pessoas comparem preços, tenham mais acesso a variedades e recebam na porta de casa aquilo que querem.

Os dados do report da Octadesk e da Opinion Box ainda mostram o seguinte: o WhatsApp vem se posicionando cada vez mais como um canal de vendas, principalmente agora que colocou funções de pagamento lá dentro do app.

E qual é a moral da história aqui?

Esteja presente em múltiplas plataformas para atender a todo tipo de preferência do seu público.

O que faz o cliente comprar e ser fiel a você no online?
A resposta pode parecer bastante óbvia, porque no fim das contas ela é mesmo: além de qualidade, as palavras mágicas são confiança e segurança.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com golpes, fraudes e serviços ruins.

E, por conta disso, 91% dos consumidores disseram já ter abandonado uma compra online por suspeitar que algo não estava indo bem.
Os clientes hoje prestam mais atenção aos sinais de confiabilidade e têm meios para investigar por conta própria.

-> 63% dos usuários olham as avaliações de outros compradores
-> 58% valorizam o design profissional de um site

As empresas que investem em selos de segurança e políticas claras de devolução, por exemplo, estão vendendo mais.

Outro ponto de atenção é o Pix, método que dá margem para golpes e reforça a necessidade de soluções mais confiáveis na hora do pagamento.

Por isso, faça de tudo para ganhar a confiança do seu público e certamente você verá seu desempenho aumentar.

Eu sei qual é a maior tendência para o marketing online
Passei o texto todo falando sobre números e dados com as tendências do digital para este ano.

Tudo muito importante e valioso. Mas a minha intenção era desaguar aqui: a melhor aposta que você pode fazer para converter mais é a Creative Performance.

São os seus potenciais criativos que vão impulsionar os seus resultados de vendas. Acredite. Sou um dos primeiros no Brasil a abraçar esse conceito lá de fora e venho observando ótimos resultados.

Saber otimizar as suas peças sob esse olhar é, sem dúvida alguma, a melhor estratégia que teremos para 2025.

E, até mesmo para isso, existe método e expertise.

Continue colocando esforços na performance de mídia, com o viés financeiro, mas embarque comigo na Creative Performance para saber exatamente como executá-la.

Gosta desses temas como vendas online? Então continue acompanhando o blog e me siga no linkedIn.

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